Especificações Técnicas
O Elevador Eletromecânico PRF 5.0 é um elevador robusto, que foi projetado para facilitar e agilizar as tarefas do dia a dia do seu trabalho, pois possui duas pranchas de acesso fácil que permite o posicionamento perfeito do veículo. Ideal para troca de óleo e escapamentos, sua fixação pode ser feita em pisos nivelados de no mínimo 5 cm de concreto.
- Altura das Colunas: 2485 mm
- Largura entre as Colunas: 2920 mm
- Capacidade de Elevação: 5.000 kg
- Tempo de Elevação: 65 s
- Tempo de Abaixamento: 65 s
- Elevação Máxima: 1820 mm
- Largura Total do Elevador: 3800 mm
- Sistema de Elevação: Fusos laminados a frio com transmissão por correias e correntes
- Acionamento: Por alavanca
- Motores: Dois motores trifásicos de 4 HP (220/380 V)
- Base: 3800 mm x 3520 mm
- Lubrificação: Sistema automático nas colunas (óleo SAE 90) e (graxa para chassis) para correntes
- Segurança: Porcas de segurança independentes em cada coluna e sistema de segurança antitravamento (SAT)
- Peso do Equipamento: 1700 kg
Eletromecânicos
Este equipamento utiliza o tradicional sistema de rosca para elevação com lubrificação automática e a equalização dos conjuntos móveis é feita através de corrente.
Entre eixos
3400 mm à 4000 mm



Posicionamento Correto
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Traseiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Dianteiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Energia
Dentre as instruções que serão descritas abaixo é importante salientar que para a rede elétrica, o mais relevante é a quantidade de motores elétricos para cada equipamento, conforme a ABNT NBR - 5410:2004.
Seguindo as orientações da tabela acima é possível observar que o condutor elétrico mínimo, é de 4,0 mm de espessura, não podendo ultrapassar a metragem de 8 metros de distância do quadro de energia em voltagem 220v até o motor elétrico do equipamento. Para voltagem em 380v a distância máxima é de 24 metros para uma bitola de fio de 4,0 mm de espessura.
Utilizar o disjuntor motor ajustado entre 25A e 32A para rede 220v (recomendado 26A). Na configuração de rede em 380v o disjuntor deve estar ajustado entre 16A a 20A (recomendado 16A).
A distância calculada com queda de tensão máxima não pode ultrapassar 4% em temperatura ambiente. Ou seja, no quadro de energia, a energia deve ter 220v ou 380v trifásico (dependendo da rede escolhida) e a extremidade oposta não pode ter uma queda de tensão superior a 4%.
Pode-se observar na tabela que, para cada tensão é recomendado a utilização de um disjuntor motor que deve possuir um circuito exclusivo para cada equipamento.
Falta de fase – Como detectar?
Se ao ligar o equipamento, o motor apresentar um barulho constante como um ronco sem funcionar, provavelmente é a falta de fase. Caso isso ocorra, desligue o equipamento imediatamente e chame um profissional habilitado. Caso as orientações anteriores não forem obedecidas, isso pode ocasionar problemas de aquecimento dos condutores, que eleva o consumo do motor, diminuindo sua vida útil e até mesmo provocando sua queima.
Observação: O equipamento não acompanha o disjuntor motor.
Importante! É indispensável um bom sistema de aterramento, a resistência deverá medir até 10 Ohms.
Sistema de Segurança HPAN
Travamento duplo, isto é, possui catracas nas duas laterais do pistão. Estrutura oferece o dobro de segurança que você precisa.
HPAN Embutido
Tubo retangular usinado de aço carbono sem emenda com 4.75mm de espessura.
A estrutura dos braços é de total importância, pois são eles que recebem o maior esforço realizado pelo elevador. Nossos braços são compostos de uma estrutura bi partida, ou seja, possuí dois tubos com reforço superior e inferior.
SAT (Sistema Anti-travamento)
Esse sistema tem como objetivo evitar danos ao equipamento e facilitar sua regulagem, para que sinistros sejam evitados.
Facilita a Regulagem
Esse sistema possibilita a fácil regulagem, ou seja, o nivelamento dos conjuntos móveis sem precisar desmontar e desengrenar a corrente.COMO?Neutralize o fim de curso colocando um calço de 3cm de altura embaixo do conjunto móvel da coluna acionadora, e ligue o elevador para descer durante 20 segundos.
Evita o travamento
Toda vez que houver um obstáculo embaixo dos braços, o elevador não é desligado automaticamente em seu curso de descida, o que pode ocasionar acidentes. COMO? Impedindo que a porca principal sejacomprimida contra a base da coluna,evitando que sejam danificadas.
Diferenciais Hidromar
Braços Hidromar
Tubo retangular usinado de aço carbono sem emenda com 4.75mm de espessura.
A estrutura dos braços é de total importância, pois são eles que recebem o maior esforço realizado pelo elevador. Nossos braços são compostos de uma estrutura bi partida, ou seja, possuí dois tubos com reforço superior e inferior.
Diferenciais Hidromar
Braços Hidromar
Tubo retangular usinado de aço carbono sem emenda com 4.75mm de espessura.
A estrutura dos braços é de total importância, pois são eles que recebem o maior esforço realizado pelo elevador. Nossos braços são compostos de uma estrutura bi partida, ou seja, possuí dois tubos com reforço superior e inferior.
Gabinete do Comando
Para a linha de elevadores Pantográficos Hidromar, as bombas hidráulicas são equivalentes à 3 cavalos.
Seu consumo é de 3.0Kw/h em uso contínuo. O gabinete de comando possui todos os acionamentos necessários, inclusive o botão de emergência. A unidade hidráulica (motor e reservatório de óleo) encontra-se dentro do gabinete.
O gabinete também possui a unidade de conservação do ar, responsável pela distribuição uniforme do ar para desarme das travas pneumáticas. O reservatório é feito de aço aumentando sua durabilidade, com capacidade de 12 litros de óleo hidráulico.
A tampa do reservatório, possuí uma vareta para averiguar o nível de óleo. O óleo utilizado é Óleo Hidráulico AW 68.

Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos. Combinando tecnologia de ponta, durabilidade e soluções inovadoras, nossos equipamentos garantem eficiência, segurança e praticidade para o seu dia a dia.
Lubrificação das Correntes à graxa
Na linha de elevadores eletromecânicos a forma correta de realizar a manutenção preventiva do seu equipamento é com a lubrificação com graxa na corrente da base. Ganhe em economia e eficiência:
Economia: Até 53% no uso da graxa x óleo.
Manutenção: Processo mais simplificado, ágil e limpo.Descarte de Resíduo: Mais ecológico, com menor volume no descarte.
*A lubrificação das colunas é feita por óleo SAE-90
Lubrificação Automáticas das Colunas
O sistema funciona com um reservatório de óleo em cada coluna. Quando o elevador é acionado, o coletor de óleo faz a lubrificação automaticamente.
Motores de Alta Performance
Todos os elevadores da linha eletromecânica estão equipados com motores WEG.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Cores Especiais
Os elevadores podem ser fabricados com cores especiais de sua preferência, conforme a tabela RAL.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Otimização de Espaço
Projetado para se adaptar perfeitamente aos ambientes mais compactos.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Fácil Instalação
Dispensa projeto para fixação, é necessário apenas 05 cm de piso concretado ou usinado.
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Produtividade
Possui vão livre entre as colunas que facilita o trânsito embaixo do veículo.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Downloads
Baixe agora o manual completa do seu elevador.
Dúvidas Frequentes
No meio do caminho, podem surgir algumas dúvidas. Veja se alguma das linhas abaixo exibem a resposta para o que você precisa. Se a dúvida for ainda mais específica, entre em contato conosco por e-mail ou telefone.
Pode ser problema na tensão local 220 v e motor ligado em 380v ou a corrente muito esticada. Faça a alteração do motor para 220v conforme esquema indicado pelo fabricante do motor se for a corrente alivie a tensão.
O travamento dos braços tem origem na parte elétrica, ou instalação elétrica incorreta ou a companhia de energia efetuou inversão de fases. Para solucionar o problema deve-se fazer inversão das 2 fases na ligação do motor ou solicitar a companhia de energia as mudanças.
O piso deve ser totalmente nivelado, plano, sem ondulações e com espessura de 5 cm na área do elevador e do veículo. O elevador não pode ser instalado na terra ou sobre britas.
Quando o piso estiver irregular no centro da base, pode causar empenamento da base e fechamento das colunas e se o problema do piso for nos pontos de apoio da base pode ocorrer empenamento da base e colunas em X.
Não, os conversores de energia são totalmente desaconselhados, desfigurando os elevadores de sua versão original, perdendo a garantia. Os fabricantes de motores também não dão garantia nos motores que utilizam conversores de energia.
Não. Para os elevadores de 2.5 toneladas adicione no reservatório de cada coluna cerca de 2 litros de óleo SAE 90, e nos de 4.0 toneladas a quantidade recomendada é de 3 litros de óleo SAE 90. Além disto a corrente deve ficar imersa com óleo SAE 90. Nos modelos 2.5 toneladas cabem 7 litros e nos modelos 4.0 toneladas de 8 litros.
Os elevadores em geral são equipamentos de alto risco. Por isso recomendamos que chamem um assistente técnico autorizado para um check-up geral.
Sim, é recomendado o uso de um disjuntor por elevador, a especificação do disjuntor magnético deve ser de acordo com o modelo de seu elevador.
Observe o tipo do veículo, se for monobloco, deve ser erguido com apoios redondos e se for tipo chassi/longarina, deve ser erguido com os apoios formato em "U".
Utilize uma seringa de óleo para esvaziar o reservatório de óleo de cada coluna, após a retirada de todo óleo, lave/limpe o reservatório com querosene ou óleo diesel, esvaziando com a seringa. Repita esta operação por 4 vezes ou mais até que os reservatórios fiquem totalmente limpos. Não utilize estopa, tecidos que possam deixar resíduos.
Ainda tem dúvidas?
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