




Elevador Automotivo Pórtico PHF 4.0
Elevador Automotivo Pórtico 4 toneladas, PHF. Ideal para manutenção mecânica em geral e os mais variados tipos de reparos.
Especificações Técnicas
Dispensa projeto para fixação, é necessário piso concretado nivelado à partir de 5 cm. Mais econômico e com baixa manutenção. É utilizado na manutenção mecânica em geral e os mais variados tipos de reparos. Atende carros elétricos.
- Capacidade de Elevação: 4.000 kg
- Sistema Hidráulico: Equipado com dois pistões hidráulicos, um em cada coluna, e uma unidade hidráulica localizada na coluna motora. O sistema é sincronizado por cabos de aço para garantir uma elevação uniforme e segura.
- Elevação Máxima: 1820 mm
- Tempo de Elevação: 50 s
- Altura do Elevador: 3860 mm
- Largura entre as Colunas: 2780 mm
- Largura Total: 3670 mm
- Motor da Bomba Hidráulica: Potência de 3 HP, disponível em 220 V (monofásico) e 380 V (monofásico) (trifásico)
- Braços Bi-telescópicos: Design inovador com alcance para todos os tipos de veículos; equipados com travas de segurança automáticas para estabilidade durante a operação e bandejas para ferramentas em cada braço.
- Sistema de Segurança: Inclui travas mecânicas nos braços, colunas e sensor de fim de curso nas colunas e travessão.
- Vão livre: Possui vão livre entre as colunas que facilita o trânsito embaixo do veículo.
- Pintura: Eletrostática a pó, oferecendo durabilidade e proteção adicional.
Hidraúlicos
O sistema de elevação hidráulico consiste em dois pistões hidráulicos, um em cada coluna do elevador, e uma unidade hidráulica, localizada na coluna motora do equipamento. Quando ativada os pistões são acionados simultaneamente pelo fluxo de óleo que é distribuído por mangueiras de alta resistência compostas duplamente por tramas de aço, e a equalização dos conjuntos móveis acontece através de cabos de aço.
Entre eixos
2000 mm à 3400 mm



Posicionamento Correto
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Traseiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Dianteiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Energia
Dentre as instruções que serão descritas abaixo é importante salientar que para a rede elétrica, o mais relevante é a quantidade de motores elétricos para cada equipamento, conforme a ABNT NBR - 5410:2004.
Seguindo as orientações da tabela acima é possível observar que o condutor elétrico mínimo, é de 4,0 mm de espessura, não podendo ultrapassar a metragem de 8 metros de distância do quadro de energia em voltagem 220v até o motor elétrico do equipamento. Para voltagem em 380v a distância máxima é de 24 metros para uma bitola de fio de 4,0 mm de espessura.
Utilizar o disjuntor motor ajustado entre 25A e 32A para rede 220v (recomendado 26A). Na configuração de rede em 380v o disjuntor deve estar ajustado entre 16A a 20A (recomendado 16A).
A distância calculada com queda de tensão máxima não pode ultrapassar 4% em temperatura ambiente. Ou seja, no quadro de energia, a energia deve ter 220v ou 380v trifásico (dependendo da rede escolhida) e a extremidade oposta não pode ter uma queda de tensão superior a 4%.
Pode-se observar na tabela que, para cada tensão é recomendado a utilização de um disjuntor motor que deve possuir um circuito exclusivo para cada equipamento.
Falta de fase – Como detectar?
Se ao ligar o equipamento, o motor apresentar um barulho constante como um ronco sem funcionar, provavelmente é a falta de fase. Caso isso ocorra, desligue o equipamento imediatamente e chame um profissional habilitado. Caso as orientações anteriores não forem obedecidas, isso pode ocasionar problemas de aquecimento dos condutores, que eleva o consumo do motor, diminuindo sua vida útil e até mesmo provocando sua queima.
Observação: O equipamento não acompanha o disjuntor motor.
Importante! É indispensável um bom sistema de aterramento, a resistência deverá medir até 10 Ohms.
Sistema de Segurança HPAN
Travamento duplo, isto é, possui catracas nas duas laterais do pistão. Estrutura oferece o dobro de segurança que você precisa.
HPAN Embutido
Feitos de tubos retangulares com 6mm de espessura, os braços Hidromar foram pensados para garantir a segurança e robustez do elevador! Nos elevadores da linha hidráulica os braços possuem um design arrojado, sendo os quatro braços do mesmo tamanho, com sua configuração bi-telescópica garantem a abrangência de todos os veículos. Além de sua tecnologia, os braços são equipados com as travas de segurança, item de série nos modelos hidráulicos!
Pensando em otimizar seu tempo, os elevadores hidráulicos já vêm de fábrica com 4 bandejas para colocar suas ferramentas, uma em cada braço, tendo todas as ferramentas próximas ao operador.
Diferenciais Hidromar
Trava Braços
O travamento dos braços acontece de forma automática, quando regulado, evitando que o operador esqueça de aciona-lo por qualquer motivo. Quando os braços e conjuntos móveis estão em sua altura mínima (próximos ao chão) o pino fixado no conjunto móvel encosta na base da coluna, fazendo com que a engrenagem deixe de ser engatada. Isto permite que o usuário faça os ajustes necessários no braço do elevador para o correto posicionamento das sapatas na parte debaixo do veículo.Assim que posicionado o operador pode acionar a elevação do equipamento o sistema de mola do pino puxa o mesmo para baixo, fazendo com que as engrenagens sejam encaixadas, impossibilitando que o braço se movimente novamente durante toda sua operação.

Para a linha dos elevadores hidráulicos a trava de braço é um item que já vem de série no equipamento!

Trava de braço desarmada automaticamente em sua altura mínima.

Trava de braço acionada automaticamente durante subida.
Braços Hidromar
Feitos de tubos retangulares com 6mm de espessura, os braços Hidromar foram pensados para garantir a segurança e robustez do elevador! Nos elevadores da linha hidráulica os braços possuem um design arrojado, sendo os quatro braços do mesmo tamanho, com sua configuração bi-telescópica garantem a abrangência de todos os veículos. Além de sua tecnologia, os braços são equipados com as travas de segurança, item de série nos modelos hidráulicos!
Pensando em otimizar seu tempo, os elevadores hidráulicos já vêm de fábrica com 4 bandejas para colocar suas ferramentas, uma em cada braço, tendo todas as ferramentas próximas ao operador.
Diferenciais Hidromar
Trava Braços
O travamento dos braços acontece de forma automática, quando regulado, evitando que o operador esqueça de aciona-lo por qualquer motivo. Quando os braços e conjuntos móveis estão em sua altura mínima (próximos ao chão) o pino fixado no conjunto móvel encosta na base da coluna, fazendo com que a engrenagem deixe de ser engatada. Isto permite que o usuário faça os ajustes necessários no braço do elevador para o correto posicionamento das sapatas na parte debaixo do veículo.Assim que posicionado o operador pode acionar a elevação do equipamento o sistema de mola do pino puxa o mesmo para baixo, fazendo com que as engrenagens sejam encaixadas, impossibilitando que o braço se movimente novamente durante toda sua operação.
Braços Hidromar
Feitos de tubos retangulares com 6mm de espessura, os braços Hidromar foram pensados para garantir a segurança e robustez do elevador! Nos elevadores da linha hidráulica os braços possuem um design arrojado, sendo os quatro braços do mesmo tamanho, com sua configuração bi-telescópica garantem a abrangência de todos os veículos. Além de sua tecnologia, os braços são equipados com as travas de segurança, item de série nos modelos hidráulicos!
Pensando em otimizar seu tempo, os elevadores hidráulicos já vêm de fábrica com 4 bandejas para colocar suas ferramentas, uma em cada braço, tendo todas as ferramentas próximas ao operador.
Instalação
A explicação para o PHF necessitar apenas de 4,5m de pé direito é: seu topo já é limitado, ou seja, os veículos compatíveis chegam até a barra fim de curso e nesse momento a altura máxima de elevação é estabilizada.
Devido ao seu desenho único, no qual a barra estabilizadora (cantoneira), é fixada na base da coluna, é possível que o elevador seja instalado em uma superfície plana com um piso de APENAS 5 cm de espessura.
Outro ponto de destaque desse modelo é que, não existe base que atrapalhe a circulação por debaixo do veículo, além da facilidade de limpeza.
Sensor de Fim de Curso
O sensor de fim de curso é uma peça de série do equipamento que tem, como principal finalidade, evitar que carros muito altos sejam danificados. Ele também preserva a integridade do equipamento, já que toda sustentação do mesmo é feita pela parte de cima.
Um veículo com altura acima do padrão de caminhonetes ou SUVs (exemplo VANs) funcionam da seguinte forma: antes do equipamento chegar em sua altura máxima, ele
irá encostar na barra que, ao ser levantada, irá acionar o fim de curso, interrompendo imediatamente a elevação do veículo, sendo a única alternativa a descida ou travamento em um estágio mais baixo.
OBS: Devido ao sistema de fim de curso e da calha de ligação de uma coluna a outra, não é recomendado utilizar o equipamento com veículos com altura superior a 1,7 metros (chassi ao teto), mesmo que dentro da sua capacidade.
O PHF ainda conta com um sensor de fim de curso na coluna do elevador, que evita o desgaste do sistema hidráulico.
Travas de Segurança
Em toda linha de elevadores hidráulicos, o acionamento do destravamento acontece apenas de 1 lado e na parte externa da coluna, preservando a integridade do operador em caso de incidentes.
O conjunto móvel é apoiado sobre pastilhas, responsáveis pelo deslizamento nas colunas. Ao se movimentar, os estágios de travamento são acionados automaticamente, permitindo que a trava fixe nas aberturas disponíveis do conjunto móvel.
- Conjunto de Travamento e Destravamento da Coluna Motora
- Protetor de Porta
- Pastilha de Deslizamento do Conjunto Móvel
- A Trava em seu posicionamento aberto, permite que o conjunto móvel desça
- Alavanca de destravamento
- Conjunto e Destravamento da Coluna Motora
- No posicionamento fechado, o conjunto móvel irá travar na primeira abertura disponível - igual um sistema de catracas
Gabinete do Comando
Para a linha de elevadores Pantográficos Hidromar, as bombas hidráulicas são equivalentes à 3 cavalos.
Seu consumo é de 3.0Kw/h em uso contínuo. O gabinete de comando possui todos os acionamentos necessários, inclusive o botão de emergência. A unidade hidráulica (motor e reservatório de óleo) encontra-se dentro do gabinete.
O gabinete também possui a unidade de conservação do ar, responsável pela distribuição uniforme do ar para desarme das travas pneumáticas. O reservatório é feito de aço aumentando sua durabilidade, com capacidade de 12 litros de óleo hidráulico.
A tampa do reservatório, possuí uma vareta para averiguar o nível de óleo. O óleo utilizado é Óleo Hidráulico AW 68.

Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos. Combinando tecnologia de ponta, durabilidade e soluções inovadoras, nossos equipamentos garantem eficiência, segurança e praticidade para o seu dia a dia.
Lubrificação das Correntes à graxa
Na linha de elevadores eletromecânicos a forma correta de realizar a manutenção preventiva do seu equipamento é com a lubrificação com graxa na corrente da base. Ganhe em economia e eficiência:
Economia: Até 53% no uso da graxa x óleo.
Manutenção: Processo mais simplificado, ágil e limpo.Descarte de Resíduo: Mais ecológico, com menor volume no descarte.
*A lubrificação das colunas é feita por óleo SAE-90
Lubrificação Automáticas das Colunas
O sistema funciona com um reservatório de óleo em cada coluna. Quando o elevador é acionado, o coletor de óleo faz a lubrificação automaticamente.
Motores de Alta Performance
Todos os elevadores da linha eletromecânica estão equipados com motores WEG.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Cores Especiais
Os elevadores podem ser fabricados com cores especiais de sua preferência, conforme a tabela RAL.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Otimização de Espaço
Projetado para se adaptar perfeitamente aos ambientes mais compactos.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Fácil Instalação
Dispensa projeto para fixação, é necessário apenas 05 cm de piso concretado ou usinado.
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Produtividade
Possui vão livre entre as colunas que facilita o trânsito embaixo do veículo.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Downloads
Baixe agora o manual completa do seu elevador.
Dúvidas Frequentes
No meio do caminho, podem surgir algumas dúvidas. Veja se alguma das linhas abaixo exibem a resposta para o que você precisa. Se a dúvida for ainda mais específica, entre em contato conosco por e-mail ou telefone.
Pode ser problema na tensão local 220 v e motor ligado em 380v ou a corrente muito esticada. Faça a alteração do motor para 220v conforme esquema indicado pelo fabricante do motor se for a corrente alivie a tensão.
O travamento dos braços tem origem na parte elétrica, ou instalação elétrica incorreta ou a companhia de energia efetuou inversão de fases. Para solucionar o problema deve-se fazer inversão das 2 fases na ligação do motor ou solicitar a companhia de energia as mudanças.
O piso deve ser totalmente nivelado, plano, sem ondulações e com espessura de 5 cm na área do elevador e do veículo. O elevador não pode ser instalado na terra ou sobre britas.
Quando o piso estiver irregular no centro da base, pode causar empenamento da base e fechamento das colunas e se o problema do piso for nos pontos de apoio da base pode ocorrer empenamento da base e colunas em X.
Não, os conversores de energia são totalmente desaconselhados, desfigurando os elevadores de sua versão original, perdendo a garantia. Os fabricantes de motores também não dão garantia nos motores que utilizam conversores de energia.
Não. Para os elevadores de 2.5 toneladas adicione no reservatório de cada coluna cerca de 2 litros de óleo SAE 90, e nos de 4.0 toneladas a quantidade recomendada é de 3 litros de óleo SAE 90. Além disto a corrente deve ficar imersa com óleo SAE 90. Nos modelos 2.5 toneladas cabem 7 litros e nos modelos 4.0 toneladas de 8 litros.
Os elevadores em geral são equipamentos de alto risco. Por isso recomendamos que chamem um assistente técnico autorizado para um check-up geral.
Sim, é recomendado o uso de um disjuntor por elevador, a especificação do disjuntor magnético deve ser de acordo com o modelo de seu elevador.
Observe o tipo do veículo, se for monobloco, deve ser erguido com apoios redondos e se for tipo chassi/longarina, deve ser erguido com os apoios formato em "U".
Utilize uma seringa de óleo para esvaziar o reservatório de óleo de cada coluna, após a retirada de todo óleo, lave/limpe o reservatório com querosene ou óleo diesel, esvaziando com a seringa. Repita esta operação por 4 vezes ou mais até que os reservatórios fiquem totalmente limpos. Não utilize estopa, tecidos que possam deixar resíduos.
Ainda tem dúvidas?
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