Especificações Técnicas
O Elevador Pantográfico HPAN 3.0 Sobre Piso é ideal para otimização de espaço, oferecendo uma estrutura compacta para serviços como troca de óleo, suspensão, motor, som, e ar-condicionado. Com um design versátil, permite realizar diversas manutenções com segurança e praticidade.
- Capacidade de Elevação: 3.000 kg
- Elevação Máxima: 1875 mm
- Elevação Mínima: 110 mm
- Tempo Médio de Elevação: 50 s
- Tempo Médio de Abaixamento: 50 s
- Sistema de Elevação: Pistões hidráulicos sincronizados com mangueiras
- Motor Monofásico: 3HP 220V
- Peso do Equipamento: 900 kg
- Diferenciais: Tesouras com articulações lubrificáveis, sapatas de borracha que amortecem vibrações, e pranchas com extensores que aumentam o comprimento total em até 40 cm.
Observação
Motores trifásicos 220V ou 380V, são vendidos sob encomenda.
Pantográfico
O sistema de elevação hidráulico, consiste em dois pistões hidráulicos, um em cada tesoura do elevador, e uma unidade hidráulica, localizada no gabinete de comando do equipamento. Quando acionados, os pistões são ativados simultaneamente pelo fluxo de óleo distribuído por mangueiras de alta resistência, compostas duplamente por tramas de aço. A equalização das pranchas é realizada através do próprio sistema hidráulico.
Entre eixos
2000 mm à 3400 mm



Posicionamento Correto
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Traseiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Motor Dianteiro
Para o elevador assimétrico, esse ponto se torna ainda mais importante devido ao posicionamento do veiculo no equipamento, que é determinado pela localização do seu motor. O posicionamento correto do veículo é fundamental para a segurança do operador como para a garantia de uma longevidade do equipamento.
Energia
Dentre as instruções que serão descritas abaixo é importante salientar que para a rede elétrica, o mais relevante é a quantidade de motores elétricos para cada equipamento, conforme a ABNT NBR - 5410:2004.
Seguindo as orientações da tabela acima é possível observar que o condutor elétrico mínimo, é de 4,0 mm de espessura, não podendo ultrapassar a metragem de 29 metros de distância do quadro de energia em voltagem 220v/mono e 75m em voltagem 220v/tri até o motor elétrico do equipamento. Para voltagem em 380v a distância máxima é de 133 metros para uma bitola de fio de 4,0 mm de espessura.
Utilizar o disjuntor motor ajustado entre 6,3A e 10A para rede 220v/trif (recomendado 7,5A). Na configuração de rede em 380v/tif o disjuntor também deve estar ajustado entre 6,3A a 10A (recomendado 7,5A).
A distância calculada com queda de tensão máxima não pode ultrapassar 4% em temperatura ambiente. Ou seja, no quadro de energia, deve ser 220v ou 380v trifásico (dependendo da rede escolhida) e a extremidade oposta não pode ter uma queda de tensão superior a 4%.
Pode-se observar na tabela que, para cada tensão é recomendado a utilização de um disjuntor motor que deve possuir um circuito exclusivo para cada equipamento.
Falta de fase – Como detectar?
Se ao ligar o equipamento, o motor apresentar um barulho constante como um ronco sem funcionar, provavelmente é a falta de fase. Caso isso ocorra, desligue o equipamento imediatamente e chame um profissional habilitado. Caso as orientações anteriores não forem obedecidas, isso pode ocasionar problemas de aquecimento dos condutores, que eleva o consumo do motor, diminuindo sua vida útil e até mesmo provocando sua queima.
Observação: O equipamento não acompanha o disjuntor motor.
Importante! É indispensável um bom sistema de aterramento, a resistência deverá medir até 10 Ohms.
Sistema de Segurança HPAN
Travamento duplo, isto é, possui catracas nas duas laterais do pistão. Estrutura oferece o dobro de segurança que você precisa.
HPAN Embutido
O elevador pantográfico no seu estágio mais elevado chega à 1880mm. O fim de curso do elevador é ativado nesse estágio, evitando quaisquer danos ao equipamento.

Elevação Máxima
O elevador pantográfico no seu estágio mais elevado chega à 1880mm. O fim de curso do elevador é ativado nesse estágio, evitando quaisquer danos ao equipamento.

Tesouras
As “tesouras” como são conhecidas, são responsáveis por toda movimentação do equipamento. Os eixos em suas articulações permitem a lubrificação através de graxa.

Otimização de Espaço
O principal diferencial desse elevador é a otimização de espaço. Após recolhido, ele fica com apenas 110mm do chão.
Diferenciais Hidromar
Diferenciais Hidromar
Gabinete do Comando
Para a linha de elevadores Pantográficos Hidromar, as bombas hidráulicas são equivalentes à 3 cavalos.
Seu consumo é de 3.0Kw/h em uso contínuo. O gabinete de comando possui todos os acionamentos necessários, inclusive o botão de emergência. A unidade hidráulica (motor e reservatório de óleo) encontra-se dentro do gabinete.
O gabinete também possui a unidade de conservação do ar, responsável pela distribuição uniforme do ar para desarme das travas pneumáticas. O reservatório é feito de aço aumentando sua durabilidade, com capacidade de 12 litros de óleo hidráulico.
A tampa do reservatório, possuí uma vareta para averiguar o nível de óleo. O óleo utilizado é Óleo Hidráulico AW 68.

Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos. Combinando tecnologia de ponta, durabilidade e soluções inovadoras, nossos equipamentos garantem eficiência, segurança e praticidade para o seu dia a dia.
Lubrificação das Correntes à graxa
Na linha de elevadores eletromecânicos a forma correta de realizar a manutenção preventiva do seu equipamento é com a lubrificação com graxa na corrente da base. Ganhe em economia e eficiência:
Economia: Até 53% no uso da graxa x óleo.
Manutenção: Processo mais simplificado, ágil e limpo.Descarte de Resíduo: Mais ecológico, com menor volume no descarte.
*A lubrificação das colunas é feita por óleo SAE-90
Lubrificação Automáticas das Colunas
O sistema funciona com um reservatório de óleo em cada coluna. Quando o elevador é acionado, o coletor de óleo faz a lubrificação automaticamente.
Motores de Alta Performance
Todos os elevadores da linha eletromecânica estão equipados com motores WEG.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Cores Especiais
Os elevadores podem ser fabricados com cores especiais de sua preferência, conforme a tabela RAL.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Otimização de Espaço
Projetado para se adaptar perfeitamente aos ambientes mais compactos.
Assistência Técnica
A Hidromar conta com uma rede de assistência técnica especializada em todo o território nacional.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Vantagens Elevadores Hidromar
Descubra por que os elevadores automotivos Hidromar são a escolha certa para oficinas e centros automotivos.
Fácil Instalação
Dispensa projeto para fixação, é necessário apenas 05 cm de piso concretado ou usinado.
Baixa Manutenção
Desenvolvido com tecnologia de ponta, sua estrutura robusta exige menos manutenção, aumentando a produtividade.
Economia de Energia
O sistema opera com consumo de energia na subida, utilizando gravidade para descidas.
Produtividade
Possui vão livre entre as colunas que facilita o trânsito embaixo do veículo.
Versatilidade
Permite atender os mais variados serviços (mecânica, motor, troca de óleo, elétrica, ar-condicionado, borracharia, som e alarme)
Downloads
Baixe agora o manual completa do seu elevador.
Dúvidas Frequentes
No meio do caminho, podem surgir algumas dúvidas. Veja se alguma das linhas abaixo exibem a resposta para o que você precisa. Se a dúvida for ainda mais específica, entre em contato conosco por e-mail ou telefone.
Pode ser problema na tensão local 220 v e motor ligado em 380v ou a corrente muito esticada. Faça a alteração do motor para 220v conforme esquema indicado pelo fabricante do motor se for a corrente alivie a tensão.
O travamento dos braços tem origem na parte elétrica, ou instalação elétrica incorreta ou a companhia de energia efetuou inversão de fases. Para solucionar o problema deve-se fazer inversão das 2 fases na ligação do motor ou solicitar a companhia de energia as mudanças.
O piso deve ser totalmente nivelado, plano, sem ondulações e com espessura de 5 cm na área do elevador e do veículo. O elevador não pode ser instalado na terra ou sobre britas.
Quando o piso estiver irregular no centro da base, pode causar empenamento da base e fechamento das colunas e se o problema do piso for nos pontos de apoio da base pode ocorrer empenamento da base e colunas em X.
Não, os conversores de energia são totalmente desaconselhados, desfigurando os elevadores de sua versão original, perdendo a garantia. Os fabricantes de motores também não dão garantia nos motores que utilizam conversores de energia.
Não. Para os elevadores de 2.5 toneladas adicione no reservatório de cada coluna cerca de 2 litros de óleo SAE 90, e nos de 4.0 toneladas a quantidade recomendada é de 3 litros de óleo SAE 90. Além disto a corrente deve ficar imersa com óleo SAE 90. Nos modelos 2.5 toneladas cabem 7 litros e nos modelos 4.0 toneladas de 8 litros.
Os elevadores em geral são equipamentos de alto risco. Por isso recomendamos que chamem um assistente técnico autorizado para um check-up geral.
Sim, é recomendado o uso de um disjuntor por elevador, a especificação do disjuntor magnético deve ser de acordo com o modelo de seu elevador.
Observe o tipo do veículo, se for monobloco, deve ser erguido com apoios redondos e se for tipo chassi/longarina, deve ser erguido com os apoios formato em "U".
Utilize uma seringa de óleo para esvaziar o reservatório de óleo de cada coluna, após a retirada de todo óleo, lave/limpe o reservatório com querosene ou óleo diesel, esvaziando com a seringa. Repita esta operação por 4 vezes ou mais até que os reservatórios fiquem totalmente limpos. Não utilize estopa, tecidos que possam deixar resíduos.
Ainda tem dúvidas?
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