Para quem trabalha com oficinas ou auto centers, é muito importante entender como está o mercado dos carros, foco principal do serviço. Para isso, são feitos diversos levantamentos ano a ano, como o Anuário da Sindirepa e o Mapa da Motorização Individual.
De modo geral, a frota tem aumentado em cerca de um milhão de novos carros todos os anos no Brasil, sempre em progressão desde 2000, quando os primeiros levantamentos nacionais foram feitos. Em 2020, todos os setores registraram uma queda significativa devido à pandemia do novo coronavírus, mas, ainda assim, a frota brasileira aumentou 0,7% em relação a 2019 e já ultrapassa a marca de 1 carro para cada 4 habitantes, já observada em 2017.
Outro fator importante para os donos de oficina é a idade média dos veículos, que atualmente é a mais alta já registrada. Em média, os carros têm 10,7 anos de uso, o que significa que, apesar da presença de novos carros em circulação, os mais antigos ainda ocupam grande espaço, dependendo cada vez mais de oficinas para manterem o bom funcionamento. A última vez que a idade média dos veículos superou 10 anos foi em 1995.
Os relatórios também mostram o domínio absoluto dos carros flex no mercado, que são cada vez mais presentes e a primeira opção tanto para montadoras quanto para consumidores. Em termos de tecnologia, os híbridos começam a aparecer nos relatórios, mostrando que a adesão ainda é baixa, mas já apresenta sinais de progresso.
Seja pela maior presença de carros novos ou pelo aumento de veículos usados em circulação, as oficinas sempre terão mais carros para atender. Esteja preparado com os elevadores Hidromar para o seu negócio!
Fonte: Sindirepa, MMI, Autoesporte