SUVs: o que são e como trabalhar com elas?
Os SUVs conquistaram o mercado brasileiro e o mundo, consequentemente vemos muito mais destes modelos em praticamente todas as montadoras e nas ruas. O que esses modelos tem de tão diferente e o que precisa ser adaptado na sua oficina para receber estes carros.
Dimensões
Os SUVs são soluções práticas e para famílias em grandes centros urbanos sem abrir mão do conforto, então precisam ter bom espaço interno ao mesmo tempo que não podem ser longos. O resultado é um veículo largo, porém mais curto com os sedans. Temos mais área útil para os passageiros em função de porta-malas menores.
Peso
Rodas maiores, suspensões mais altas, carroceria robusta e muita tecnologia embarcada. Tudo isso implica um peso muito maior no conjunto do veículo, podendo partir de 1500kg e em alguns modelos passar de 2500kg. Ter o elevador Hidromar correto na sua oficina é essencial para atender os SUVs mais pesados com segurança.
Peças
Como é um mercado que aumenta muito repentinamente, algumas montadoras adaptaram plataformas de hatches - como foi o caso da VW usando a plataforma do Polo para produzir o novo SUV Nivus - com objetivo de produzir modelos para todas as faixas de preço. O resultado são várias peças compartilhadas entre carros diferentes, como itens da suspensão, sistema de arrefecimento, propulsão e escapamento. Em contra partida algumas montadoras colocaram no mercado modelos avulsos (muitas vezes frutos de importação) que podem significar um desafio na hora de encontrar peças. Vale a pena uma pesquisa profunda nos modelos com sua popularidade e a disponibilidade de peças de cada um.
Combustível
Muitas montadoras estão apostando em modelos a diesel para os SUVs maiores e mais pesados para melhor economia de combustível e performance compatível. Na prática, vale a pena conferir se sua oficina está pronta para lidar com esse tipo de motorização com mais frequência.
Eletrônica
Um dos fatores que mais atraem vendas para os SUVs é o conforto proporcionado pela eletrônica embarcada: são diversos sensores, modos de direção, conectividade e principalmente eletrônica voltada para o conforto. Esteja pronto para saber lidar com sistemas complexos ou saber identificar para indicar a melhor solução para o seu cliente.
Gostou das dicas? Estar preparado é a melhor solução para receber as novidades!